terça-feira, 6 de março de 2007

Marketing Viral - Inovando e criando novas mídias

Olá,

Até que enfim um novo post! Agora mudando um pouco o foco, agora falarei sobre marketing viral.

Marketing Viral é a nova sensação da publicidade. Todos querem fazer um viral, ações que chamem a atenção por um baixo custo.

Afinal, o que é marketing viral? Segundo o Marketingterms, marketing viral é "o fenomeno de marketing que facilita e motiva as pessoas a passarem adiante a mensagem de marketing".

Normalmente isto ocorre graças à ações inusitadas, inovadoras e divertidas. Um exemplo é de uma empresa de cortes de precisão, Waterjet, que para conseguir um aumento de visitas em seu site, cortou um Xbox 360. Você pode pensar que está é uma idéia estupida, mas isso gerou um aumento de 1.000 visitas para 25.000 visitas (fonte: http://www.blogdeguerrilha.com.br/archives/2007/01/)

Ações de marketing viral podem não ter efeito caso seja muito forçado ou pareça publicidade.

Mas se a ação de marketing viral ou marketing de guerrilha for criativa, inovadoras e engraçadas, as pessoas passam a mensagem adiante, e como mostra pesquisa publicada no meio e mensagem 12 de fev, para carros e eletrônicos, o que mais influência a compra é o boca a boca,.


Referências:


http://www.blogdeguerrilha.com.br/

SALZMAN, Maria; MATATHIA, Ira; OREILLY, Ann. Buzz: A Era do Marketing Viral.