sexta-feira, 13 de abril de 2007

Novas tendências na publicidade - Second Life e Social Search

O tema deste novo post vai acabar caindo no que já falei nos dois posts anteriores. Não há como falar em novas tendências na publicidade sem falar nas inovações que a internet esta trazendo e no marketing viral.

Second Life é uma dessas novas tendências que mistura os dois. O second life teve inicio a pouco tempo, e graças a divulgação "boca a boca", emails virais e recomendações pessoais já é a nova sensação da internet. Com todo esse sucesso e buzz gerado, não demorou muito tempo para que a publicidade resolvesse utilizar o potencial do second life para promover marcas, produtos ou serviços.

Há menos de um mês, houve um boom de empresas criando espaços virtuais no second life, oferecendo jogos, roupas e muitas outras coisas. Um exemplo é ação da Construtora Tecnisa, que gastou 15.000 reais para comprar um terreno e criar um ambiente virtual, que conta com maquetes dos edifícios reais da empresa. Nessa sede virtual, a tecnisa ainda conta com um corretor online (fonte: Jornal Gazeta Mercantil, 9 de abril de 2007, Ed. Administração e Serviços).

O Second Life é só um exemplo das novas atuações da publicidade. As novas tendências da publicidade são de atuar em sites de Social Search (como wikipedia, flickr, linkdl, orkut e muitos outros) e em qualquer outro meio que exista a coloboração dos usuários, pois os usuários são mais abertos a comunicação, e a interação com a marca pode criar uma intimidade com os consumidores.

Mas esse tipo de ação deve ser feita sempre com muito cuidado, pois como essa nova tendência conta com a participação dos potenciais consumidores (totalmente web 2.0), sempre que se cria uma ação deve-se oferecer algo útil, divertido ou de entretenimento. Isso deve ser assim, pois quem determina que mensagem faz sucesso, viralizando e transmitindo adiante são os usuários. Se eles percebem que isso é um tipo de propaganda, além de não passar a mensagem, podem maldizer a marca.

Isso representa um desafio e dá mais possibilidades à criação publicitária.

5 comentários:

Gabriel Soto disse...

teste

W disse...

massa

Luiza Gomes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Erick Formaggio disse...

Acredito que o Second Life não tem vida longa, mas com os resultados obtidos e o sucesso obtido já é possível ter uma idéia de como funcionarão os jogos em ambientes virtuais e a publicidade dentro destes.

Bom artigo, abraço!

Brasil Empreende disse...

Ola visitei seu blog e gostei muito e gostaria de convidar para acessar o meu também e conferir a postagem desta semana: Publicidade na Internet
Sua visita será um grande prazer para nós.
Acesse: www.brasilempreende.blogspot.com
Atenciosamente,
Sebastião Santos.